Yoruba lenda conta uma morte (iku), a cada cinco dias desceu à terra matando dezenas de pessoas em sua juventude em seguida, houve caos, ninguém sabia quando ou mesmo deveria ser o seu dia marcado para a morte.
Ao que aquele dia foi nomeado o "dia de terror".
Orunmila consultou o seu grupo de discípulos para ver como parar essa situação como já havia sido feito iku mania, vir e tomar um grande número de pessoas a cada dias.
Se cinco agazajar concordou em IFA duas nozes de cola e dois orogbo (kola amargo) , água e uma garrafa de bebida no início da manhã indicaram que iku viria por sua ração humana. 
Além disso, antes disso, deviam estar oferecendo alimentos de todos os tipos de Exu Odara. 
Foi avisado para Orunmila, não não sair naquele dia. 
Orunmila que dia seria em sua casa e quando a morte se encontraria eshu do lado de fora.
No dia fixo, como de costume, iku desceu e veio morar casa Orunmila.
Ali foi encontrado com Odara eshu e este irá pedir-lhe? 
Oferecido a Iku respondeu que esse dia chegou a ser Orunmila e alguns de seus seguidores. 
Exu respondeu: fácil, ficar aqui, você vai reconhecer os seus discípulos pelo IDE, à medida que chegam ações comigo esta que eu ofereço as boas-vindas 
Após convencê-lo, iku começou a comer tudo eshu Odara ele estava oferecendo.
Imediatamente ter consumido tudo, iku pediu desculpas dizendo que ele tinha para continuar sua jornada e para cumprir com a tarefa que ele tinha criado para esse dia.
Exu perguntou:
Iku, você pode matar uma pessoa que tenha sido alimentado? 
Iku respondeu:, claro que não, isso é ingratidão e é punido pela lei de Olodumare. 
Exu contínua. 
Então: o que você diria se eu lhe disse a comida, nozes de cola, os orogbos, bebida e água que tomaram eram o presente para você por Orunmila e seus seguidores.
Iku respondeu não sabia quem ele era essa refeição, pensei que era ele.
Exu respondeu-lhe: não meu e não é antes de sentar para comer perguntou. 
Iku disse então não tinha moral para prejudicar Orunmila e seus seguidores, que não tinham escolha a não ser voltar para sua iku reino.
Quando estava saindo de mãos vazias, Orunmila determinou que iria mudar o nome daquele dia pela "dia Ifa" e esse dia seria observado por todos os seguidores do Orunmila também foi como: eni e ijo iku da "significado" que adia o dia da morte. 
Orunmila estava tão feliz que começou a louvar aqueles que tinham lançado ifa para todo aquele dia:
Fome nunca se contentar em sua mente. 
Como para outras coisas deve ter espaço para deliberar foi profetizado por Ifa para Orunmila quando fugia da morte. 
Esta é a origem do costume errado na diáspora Elegba para assistir ao primeiro dia da semana, ou seja, segunda-feira. 
Este foi fazê-lo por um longo tempo devido à ignorância da sua existência ou não ter estes dados da semana iorubá ao contrário da semana Christian (7 dias), apenas cinco dias.
Se a história foi contada é analisado, percebemos que a cada cinco dias de Iku desce e deve agazajar para Odara eshu fazer oferendas a Orunmila e tomar naquele dia de recolhimento em nossos templos e casas e fazer na segunda-feira de cada semana seria um erro significativo. 
A programação Yoruba inclui os dias para ser adorado diferentes divindades. 
Incluindo os que não listado no seguinte cronograma que pode ser adorado sem distinção de dias. 
No entanto, as sequências de divindades que adoram são as principais áreas de cinco dias, a contar em primeiro lugar e sempre terminam no mesmo dia. 
Ifa especificamente tem três fases ou períodos de culto e seus nomes são:
Orun ifa cinco dias ............... espaços.
Isan Ifa .................. espaços nove dias.
Itadogun ifa .......... espaços diesiseis dias.
Orun ifa é a cerimônia de costume de dar obi Orunmila e oferta eshu e, claro, o rigor habitual que erroneamente torna a feira de cada semana. 
O awo se possível será não deixar este dia. 
Isan ifa e itadogun, e contemplar, talvez, mais elaborado e mais meditação e dedicação espiritual para cerimônias Ifa.
Orunmila, eshu e três oshun sempre será incluído no mesmo grupo e será adorado nos mesmos três fases, sempre isan e ifa IFA IFA itadogun também Orun. 
Depois do "Orun Ifa", onde você deve executar os ritos que estávamos fazendo diariamente, de segunda a ELEGBA e o registro de costume com Orunmila, será feita também para oshun naquele dia libações.
Nota (lembre-se onde diz osu é realmente Oxum, porque o ponto não estiver listado abaixo sh identificar a carta, porque na maioria dos casos, os servidores web não suportam este sistema de escrita).
Depois do ifa Orun, vem o dia chamado "OSE OGUN" (ele realizou ritos Ogun e Oshosi), depois de ose Ogun vem o "jakuta" onde você está convidado a Xangô, Oya e ibejis.
Posterior para "Jakuta "vem" OBATALA OSE ", realizando tais ritos obatala, Iyami, obaluaiye e egungun.
Os cerimoniais para Olokun e yemaya são feitas na sequência de uma ordem de nove dias de acordo como calendário iorubá.

Orun Ifa Calendário do Ciclo de Orações Yoruba
 
 
domsegterquarQuisexSab
       
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olho Ogun
olho Xangô
Ojo Obatalá
Ifa Isan
olho Ogun
olho Xangô
Ojo Obatalá
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Orun Ifa
olho Ogun
olho Xangô
Ojo Obatalá
Ifa Isan
olho Ogun
olho Xangô
Orun Ifa
       
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Ojo Obatalá
Orun Ifa
olho Ogun
olho Xangô
Ojo Obatalá
Ifa Isan
olho Ogun
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olho Xangô
Ojo Obatalá
Orun Ifa
olho Ogun
olho Xangô
Ojo Obatalá
Ifa Isan
Orun Ifa
       
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olho Ogun
olho Xangô
Ojo Obatalá
Orun Ifa
olho Ogun
olho Xangô
Ojo Obatalá