domingo, 6 de março de 2016

OFÓ OLÓOJÓ ÓNÍ=REZA DE IFÁ

OFÓ OLÓOJÓ ÓNÍ=REZA DE IFÁ

Olóojó òní Ifá, mo júbà rè 
Olú dáyé, mo júbà rè 
Mo júbà omodé 
Mo júbà àgbà 
Bí èkòló bá júbà ilè 
Ilè ó l’énun 
Kí ìbá mi sé 
Mo júbà àwon àgbààgbà méérìndílógún 
Mo júbà bàbá mi “Ogun “ 
Mo tum júbà àwon Ìyá mi eléeye 
Mo júbà Òrúnmìlà, ó gbáayé, ó gbóòrun 
Òhuntí mo bá wí lóojó òní 
Kí ó rí béè fún mi 
E jòwó, májé kí ònòn mi díì 
Níìtorí yìí ònòn kò dí mòn ojó 
Ònon kò dí mòn oògùn 
Òhuntí a bá ti wí fú Ògbà, l’Ògbá ngbà 
Ti Ìlákòse ni sé láàwújo igbi 
Ti Ekese ni sé láàwùjo Òwú 
Olóojó Òní kí ó gbà òrò mi yèwò 
Àsé! 

Senhor e dono do dia Ifá, apresento-vos meus respeitos. 
Senhor da terra, apresento-vos meus respeitos. 
Meus respeitos aos mais jovens (novos). 
Meus respeitos aos mais velhos. 
Se a minhoca vai à terra respeitosamente, 
A terra abre a boca aceitando-a 
Que a bênção me seja dada. 
Meus respeitos ao dezesseis mais velhos (Odú Àgbà). 
Meus respeitos, meu pai “ Ogun “ 
Eu tomo a benção às minhas mães Senhora dos pássaros. 
Meus respeitos, Orunmilá, aquele que vive na terra e vive no céu. 
Qualquer coisa que eu diga no dia de hoje, 
Que eu possa vê-la acontecer para mim. 
Por favor, não permita que meus caminhos se fechem, 
Porque os caminhos não se fecham para quem entende o dia, 
Os caminhos não se fecham para quem entende a magia. 
Qualquer coisa que eu diga para Ògbà, que Ògbà aceite. 
Ìlákòse tornou-se o mais importante na assembléia dos caracóis, 
Ekese tornou-se o mais importante na assembléia do algodão. 
Senhor e dono do dia, que você aceite minhas palavras e verifique. 
Que assim seja !

Ifá, a fé tradicional dentre os povos de língua Iorubá é um somatório de tesouros de recomendações práticas de como conduzir sua vida para que se alcance a felicidade e a realização; a meta prometida para qualquer um que ousar abraçar seu destino. 

Quando Ifá fala de guerra , por exemplo, fala também sobre coragem e retirada, como fala da importância de se manter uma mente calma e da importância da paciência.
"Aquele que possui paciência, possui tudo.”

Há muito, naturalmente, que pode ser contemplado sobre isto, mas em particular a 'ira' ou raiva/ódio, veio à minha mente em razão da quantidade de raiva desviada que tenho visto ao redor nestas últimas semanas. 
Com isto também notei como a raiva não consegue alcançar a nada, ao contrário, começa a ser gerada em outros domínios da vida atormentada das pessoas. 
Na ortodoxia católica, a ira é o pecado e a virtude que lhe é contrária é, interessantemente, a paciência. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário