ÈSÙ ONILÉ - EXU ONILÊ
( EXU SENHOR DA CASA ) E
A RELIGIÃO
É muito triste para nós,
que praticamos a Religião dos Òrìsà, ver a forma com que ela é tratada,
com sinais pejorativos, nos meios religiosos e mais populares da imprensa. Uma
grande maioria de pessoas nunca se preocupou em buscar informações adequadas
quanto as Origens e Princípios desta Doutrina Religiosa para tecer suas
opiniões.
Veja que refiro-me à
Religião dos Òrìsà e não aos Cultos Afro-brasileiros que receberam o
nome de Candomblé e Umbanda.
Portanto, peço que não seja confundida pelo
simples fato de possuir nomes parecidos, ou carregarem como estandarte o nome
dos Òrìsà.
A Religião dos Òrìsà
é Puramente Tradicional aos Costumes Religiosos do Povo Yorùbá, que vivem no
Oeste Africano, em um território que compreende parte da República Federativa
da Nigéria, República de Benin e Togo.
Há, na Religião dos Òrìsà,
uma Filosofia de Vida Extremamente Pura, onde se busca conhecer, estudar, e
utilizar as Forças e os Elementos da Natureza.
Para vários Elementos, e Forças,
da Natureza foram criados arquétipos humanos e transformados em Divindades, no
intuito de buscar o auto conhecimento.
Buscar o sentido de uma encarnação, de
uma passagem pela vida terrena e também explicações para várias situações
vividas.
Estudiosos e
pesquisadores de origem Yorùbá, há aproximadamente 8.000 anos, vem analisando o
comportamento humano, configurando os arquétipos da personalidade e caráter das
Divindades, com base naquilo que vão presenciando e vivendo.
Formaram uma
configuração de 4096 lendas que recebem o nome de Odù, e
que um Sacerdote, que deseja recebe o Título de Babaláwo deve
conhecer profundamente, para poder dar diagnósticos dos acontecimentos vividos
por aquele que tenha intenção de Consultá-los.
Sabem estes Estudiosos
Sacerdotes Babaláwo que, a vida é cíclica, e os fatos
estudados, e configurados nas lendas dos Odù, vão se repetir na Vida de
outros.
Cientes disso preparam-se, pelo estudo e conhecimentos das lendas e,
quando consultados, sabem de antemão o que esta previsto nos acontecimentos
futuros, em decorrência da situação para que eram consultados.
Aconselham então
as mudanças de atitudes necessárias para que os fatos desagradáveis das lendas
não tornem a acontecer.
Aconselham que sejam feitas oferendas para as
Divindades, a fim de que, Elas, como Emissárias de Deus na Terra, propiciem os
acontecimentos desejados, ou a reversão de um fato desagradável apontado pela
lenda do Odù, que o ciclo faria acontecer novamente.
Esta é a maneira de
utilização dos sistemas Oraculares, que recebem o nome de Ifá.
Várias são as formas dos Oráculos de Ifá, mas a sistemática para obtenção do
aconselhamento Divino é uma só.
A que sintetizei anteriormente.
Quem estuda as
Tradições Religiosas Yorùbá irá encontrar uma semelhança muito grande, posso
até dizer que, exagerada é essa semelhança, com os estudos esotéricos e
holísticos que hoje revolucionam o Planeta, onde a Ciência comprova, e atesta,
a Fé.
A opinião pública
popular transformou várias Figuras e gerou controversas, opostas a Tradição
Religiosa dos Òrìsà.
Uma dessas figuras deturpadas é a da
Divindade Èsù (Exú).
Èsù é
a Divindade da Vida, do Movimento e da Ação.Primogênito da
Criação, portanto é o primeiro ser Criado por Elédùmarè.
Elédùmarè é
o Deus Único e Supremo.
Onipotente, Onipresente e Onisciente.
Na mitologia
Yorùbá somente três Divindades são capazes de Suportar o Esplendor de
Elédùmarè, são elas:
Èsù, Òrúnmìlà (Divindade dos
Oráculos Ifá)
E Òséèturà.
Nenhuma outra Divindade poderá estar
"diretamente" diante, ou na presença, de Deus.
É Èsù quem
forma a Santa Trindade Yorùbá, juntamente com Obàtálá e Odùduwà.
Semelhantemente, o Cristianismo utilizou-se de uma Trindade parecida, onde
citam: Pai, Filho e Espírito Santo.
A Trindade Yorùbá é
composta pelas duas primeiras figuras criadas "de" Elédùmarè,
ou seja, Obàtálá, o princípio masculino da Criação, e Odùduwà,
o princípio feminino.
O terceiro elemento,
como ser criado "por " Elédùmarè, é o Filho, Èsù,
gerado de um montículo de barro, que Elédùmarè ficou fascinado pela
beleza dele.
Podemos então assemelhar a lenda da criação de Èsù, com a
lenda da criação de Adão.
Por este motivo, encontramos em Cuba, Èsù sincretizado
com o Menino Jesus, pois em todas as lendas Èsù sempre
é citado como um jovem adolescente, com todas as propriedades características
de personalidade que essa faixa etária permite ter.
Assim, Èsù e Òséèturà são
os Mensageiros de todas as outras Divindades, e é claro, são Eles que conduzem
os pedidos dos Homens até Deus, e voltam com as "respostas".
Também
são os únicos que tem acesso livre do Òrun (O Além)
para o Àiyé (O Mundo).
Èsù leva o pedido, a
solicitação, o desejo dos homens, e Òséèturà leva as
oferendas, só formando esse par é que são aceitos na presença de Deus.
Notem que a concepção
Religiosa da Divindade Èsù (Exú) está muito distante da
concepção popular pejorativa formada, e divulgada, no Brasil.
Com os
conhecimentos que as Divindades Yorùbá são Forças e Elementos da Natureza, e
não seres espirituais, e também cientes que o homem não gera somente seres
humanos, de corpo físico, de carne e osso, os Sacerdotes Babaláwo observaram,
por análise, que o homem também gera seres energéticos, que convivem a sua
volta e coabitam suas residências.
Muito semelhante ao que os esotéricos
chamam, e denominam, por Egrégora.
Esse ser criado, a
partir da Energia do Pensamento Humano, convive e mora nas residências dos
homens.
Para essa Egrégora, os Yorùbá dão o nome de Èsù Onílé.
Ou seja, a tradução literal é Onílé = Dono da
Casa.
Portanto, Èsù Onílé ( Exu onilê ) é um ser
energético criado a partir da Energia do Pensamento de Todas das Pessoas que
habitam um lar.
Èsù Onílé ( Exu Onilê ) é merecedor de
um Altar de Louvor, que recebe também o nome de Ojúbo,
e é colocado o mais próximo da porta, ou passagem de entrada, das residências
Yorùbá.
Ali Ele recebe oferendas de comidas e rezas, no sentido de manter o
equilíbrio, a paz, a harmonia, a saúde, a prosperidade, a fartura daquele lar.
Porém, temos que notar: Èsù Onílé ( Exu Onilê ) pode
ser bom ou ruim, ágil ou estático, saudável ou doente, guerreiro ou pacífico, e
assim sucessivamente, em decorrência da energia do "pensamento" das
pessoas que habitam aquele lar, que o criaram, o desenvolvem, ou o mudam.
Èsù Onílé ( Exu
Onilê ) está sempre em desenvolvimento e mutação, é
óbvio que, em decorrência dos atos e pensamentos dos que o mantém, por isso ele
é um Èsù, pois Èsù é Vida, é
Movimento, portanto é tudo o que pode acontecer naquele ambiente.
Èsù
Onílé ( Exu Onilê ) não muda de residência ou habitação.
Quando uma
família se muda de residência, Èsù Onílé permanece onde foi
criado, e aqueles que vierem a residir futuramente naquela casa, irão estar
sobre a influência do Èsù Onílé ( Exu Onilê ) que a antiga
família, ou pessoas, formaram e configuraram.
Desta forma, toda casa, toda
construção civil tem um Èsù Onílé.
(Exu Onilê ) seja
ela uma construção residencial ou comercial.
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