IROKO
QUANDO
FALAMOS DE IROKO, DEVEMOS LEMBRAR QUE O ÒRÌSÀ IROKO NÃO É UMA QUALIDADE DE
SÀNGÓ COMO MUITOS COSTUMAM DIZER POR AÍ.
IROKO
É UM ÒRÌSÀ FITOMORFO YORUBA, QUE NA ÁFRICA SEU OJUBÓ É EM UMA ÁRVORE,
DENOMINADA ÌROKÒ (NÃO CONFUNDIR COM O NOME DA DIVINDADE) TECA AFRICANA OU
MAOGANI (CHLOROPHORA EXCELSA-MORÁCEA).
JÁ
NO BRASIL SUA ÁRVORE SAGRADA E TAMBÉM ASSENTAMENTO, FOI SUBSTITUÍDA PELA
GAMELEIRA BRANCA (FÍCUS DOLIARIAM) QUE É CONSIDERADA ÁRVORE SAGRADA DESSE ÒRÌSÀ
(NO BRASIL).
RIGINARIAMENTE
ELE É UMA DIVINDADE JEJE ADOTADO PELOS YORUBÁ ASSIM COMO, BESEYN, AZAÚANI, NÀNÁ
ENTRE OUTROS QUE TEM CULTO NO CANDOMBLÉ DE RITUAL KETU-ÈGBÁ (YORUBÁ) E
NÀGÓ-VODUN (FON, OU MAHI), SENDO ASSIM FALA-SE DESDE OS TEMPOS MAIS REMOTOS QUE
ELE É DA FAMÍLIA DE OMOLU, POR SER DO MESMO TERRITÓRIO, O DAHOMEY, SEU CULTO
OUTRORA, ERA FEITO EM UMA ALDEIA CHAMADA DJÁ POPO, ENTRE OS JEJE É CHAMADO DE
LOKO E LOKOZUN.
SEU
CULTO É MUITO POUCO DIFUNDIDO, POIS, NOS DIAS DE HOJE QUASE QUE IMPOSSÍVEL
INICIAR ALGUMA PESSOA NO CULTO A IROKO. MAS AS FAMÍLIAS TRADICIONAIS DE
CANDOMBLÉ AINDA MANTÊM SEU CULTO ASSIM COMO SEUS OJUBÓ.
O
DIA CONSAGRADO A ESSE ÒRÌSÀ É A TERÇA-FEIRA, SEUS FILHOS ANTIGAMENTE USAVAM
CONTAS BRANCAS RAJADAS DE CINZA COM FIRMAS DE MADEIRAS TIRADAS DA PRÓPRIA
ÁRVORE SAGRADA E TAMBÉM O LAGDIBÁ, SUAS INSÍGNIAS SÃO UMA BENGALA DE MARFIM E
UM ESPANADOR DE PALHA DA COSTA TRABALHADO COM MIÇANGAS E BÚZIOS.
***
É RARO SEUS INICIADOS INCORPORAREM, POIS ESSE ÒRÌSÀ É MUITO VIOLENTO E É
DIFÍCIL DE ACALMAR A SUA CÓLERA, ASSIM COMO ORISÁ DADÁ, ELE RARAMENTE, OU
NUNCA, “DESCE” EM ALGUM DE SEUS INICIADOS.
IROKO
É O ÒRÌSÀ ANTIGO, CULTUADO NO BRASIL NA GAMELEIRA BRANCA (EM SÃO PAULO NUM ILÈ
HÁ UM IROKO ASSENTADO HA MUITOS ANOS PLANTADO). IROKO É A ARVORE PODEROSA ONDE
SE DEPOSITAM OFERENDAS, ARVORE ONDE SEUS GALHOS ALCANÇAM O ORUN, E ONDE REPOUSA
O OLOFIN.
É
ARVORE PARTÍCIPE DO CULTO ÀS GRANDES ARVORES (APAOKÁ, AKOKO ENTRE OUTRAS). É O
ÒRÌSÀ QUE GOVERNA AS GRANDES ARVORES, OS ESPAÇOS ABERTOS, E O TEMPO.
CORRESPONDE AO LOKO ENTRE OS JEJES, ONDE NO CULTO VODUN OCUPA LUGAR DESTACADO
COMPARADO APENAS À LISSÁ, E DAN, CORRESPONDE TAMBÉM A TEMPO ENTRE OS BANTOS
(NAÇÃO ANGOLA).
IROKO
É UM ORIXÁ ADAPTADO AO CULTO YORUBÁ. SUA ORIGEM É FON (JEJE) ONDE É CONHECIDO
COMO LOKO, VODUN DE ALTÍSSIMA HIERARQUIA, FILHO DE NANÃ E IRMÃO DE SAKPATÁ E DE
DANGBAGDA HUEDO. IROKO É CULTUADO NA ÁRVORE DO MESMO NOME O QUE NÃO IMPLICA NUM
CULTO FILOLÁTRICO COMO POSSA PARECER AOS MENOS ATENTOS.
A
QUESTÃO DE NÃO SE FAZER MAIS ESTE ORIXÁ NO BRASIL ESTÁ DIRETAMENTE LIGADA AO
FATO DE SEUS FUNDAMENTOS TEREM SE PERDIDO DE TAL FORMA QUE HOJE CHEGA A SER
RELACIONADO, ERRADAMENTE, COMO UMA "QUALIDADE" DE SÒNGÓ.
ÒRÌSÀ
IROKO
IROKO
NSÒ? ERÒ, IROKO NSÒ, ERÒ.
(O
que brota no Iroko? Calma é o que brota em Iroko, Calma)
IROKO,
ÒRÌSÀ ANTIGO. PODEROSA ÁRVORE DA FLORESTA, EM CUJOS GALHOS SE ABRIGAM
DIVINDADES E ANCESTRAIS. PODEROSA ÁRVORE DA FLORESTA, AOS PÉS DA QUAL SÃO
DEPOSITADAS AS OFERENDAS PARA AS ÌYÀMI AJÈ. PODEROSA ÁRVORE DA FLORESTA, CUJAS
RAÍZES ALCANÇAM O ÒRÚN ANCESTRAL E O TRONCO MAJESTOSO SERVE COMO APOIO AO
PRÓPRIO OLÒFÍN. IROKO É PARTÍCIPE DO CULTO ANCESTRAL FEITO
ÀS
ÁRVORES SAGRADAS (IROKO, APAOKA, AKOKO, ETC). NO BRASIL É CONSIDERADO O
PROTETOR DE TODAS AS ÁRVORES, SENDO ASSOCIADO PARTICULARMENTE À GAMELEIRA
BRANCA. SEU CULTO ESTÁ INTIMAMENTE ASSOCIADO AO DE OSÀNYÍN, A DIVINDADE DAS
FOLHAS LITÚRGICAS E MEDICINAIS.
É
O ÒRÌSÀ DA FLORESTA, DAS ÁRVORES, DO ESPAÇO ABERTO; POR EXTENSÃO GOVERNA O
TEMPO EM SEUS MÚLTIPLOS ASPECTOS, FUNÇÃO QUE O EQUIPARA A AIRÁ (DIVINDADE DA
FAMÍLIA DE SANGÒ).
É CULTUADO PELAS NAÇÕES DE ORIGEM DAHOMEANA
(MINA-GÊGE, GÊGE-MAHI) COM O NOME DE LOKÓ E PELOS BANTO-SUDANESES PELO NOME DE
ZARATEMBO (A DIVINDADE TEMPO DA NAÇÃO DE ANGOLA).
É
referido como "Òrìsà do grande pano branco que envolve o mundo", numa
alusão clara às nuvens do Céu. As árvores nas quais Iroko é cultuado
normalmente são de grande porte; são enfeitadas com grandes laços de pano alvo
(oja fúnfún) e ao pé dessas árvores são colocadas suas oferendas, notadamente
nas casas de origem Ketu, onde recebe lugar de destaque. Jamais uma dessas
árvores pode ser derrubada sem trazer sérias consequências para a comunidade.
No
culto aos Vodún, Loko ocupa lugar destacado, comparado somente à Lisa (Osalá) e
Dan (Osùmarè). Iroko é invocado em questões difíceis, tais como desaparecimento
de pessoas ou problemas de saúde, inclusive a mental. Seus filhos são altivos e
generosos, robustos na constituição, extremamente atentos a tudo o que ocorre a
sua volta.
Seu
dia de culto é OJO ISEGÚN, juntamente com todos os Òrìsà ligados as matas e a
terra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário