OGBE-YONU
Iyán di
átúngún
Óbé di
átu´nsè
Wón ni kó
ebi ku ohun kóhun mó
Bikò se
ohun àjogún bá won kan soso
Ti wón fi
njo ba
Eyi kìíse
ohun mìràn bikò se Sàkì
Ebi ni ki
Sàkì ná di ti Rà `ndàwú
Rà `ndàwú
gba Sàkì odi Aláse ilú
Ó joba
lóri gbogbo won
Sàkì wá
gba yì ó gb’éye
Ódi ohun olá odi ohun iyì
Bi akò bá
n”Rà `ndàwú
Akó lè
joyè baba eni
Ohun ti
sùúrú seti
Ilè ní gbé
No odu
ogbe/Yonu explica o uso do Ìtagbè ou Sàkì, (parte do vestuário ogboni, diz o
ese ifá, que jamais deve se desrespeitar aquele que cobre o ombro esquerdo, com
tal vestimenta).
O Sàkì
representa a parte interna do estomago humano e caracteriza aquilo que tem
demais intimo dentro de cada um de nós, representa que o nosso interior esta
exposto e nossas intenções.
O homem
que estiver usando essa peça do vestuário Ògbóni jamais pode ter a sua palavra
questionada ou colocada em dúvida, diz ifá, que nada pode superar a força de
Edan plantado na terra, aquele que possui Edan tem sua dignidade como marca
registrada do seu viver.
Odu irosun/ose
fala da responsabilidade que o Ogboni tem com a verdade.
Odu
irosun/iwori fala da insatisfação de Orunmila com o comportamento dos homens e
do pacto feito com Edan para que se mantenha a verdade.
A
confecção do Ìtagbè fica a cargo das mulheres que cultuam Obalufon, processo é
demorado e envolve inúmeras orações e oferendas no momento da confecção.
Ifá nos
revela na historia de Poroyen a mulher que salvou a vida de Orunmila com o
Ìtagbè.
Orunmila tinha
caído durante a noite dentro de um buraco e ficou preso por sete dias e sete
noites, sem conseguir sair, no sétimo dia começou a cantar e a sua voz foi
ouvida por Poroyen, que se aproximou do buraco e olhando Orunmila se apaixonou
por ele, fazendo uma proposta que Orunmila aceitou. Poroyen disse que o tiraria
do buraco o auxiliando com seu Ìtagbè, se ele se casasse com ela, foi isso que
aconteceu e eles tiveram filhos.
O Sàkì, só
é usado sobre a cabeça dos anciões no conselho Ogboni quando eles expressam a
sua opinião em decisões dentro do conselho, todos o Ògbóni usa o Sàkì no ombro
esquerdo, salvo aqueles membros que não são iniciados no ifá, governantes,
políticos e pessoas de influências na sociedade, que tem conduta ilibada
reconhecida.
As pequenas
divergências que presenciamos sobre esse tema não diminui em nada qualquer uma
das partes, a interpretação diferente demonstra o plural e ifá nos ensina que o
singular é demonstração de falta de maturidade.
No
território yoruba existem muitas faces para a mesma verdade.
A ki igbé
Sàkì lé iká ka puro.
Ògbóni
Ekùn!
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